Trio Zaravi faz série de lives músico-gastronômicas com o duo Sabiá, compondo o edital do ProAc Lab

Trio Zaravi faz série de lives músico-gastronômicas com o duo Sabiá,

compondo o edital do ProAc Lab.


As lives acontecem nos dias 04, 11 e 18 de outubro, a partir das 20h, no canal do YouTube do Zaravi Trio – Zarb, Rabeca e Viola.

Campinas, setembro de 2021 – O Trio Zaravi – Zarb, Rabeca e Viola Caipira – fará três lives musico-gastronômicas temáticas em parceria com o Duo Gastronômico Sabiá em seu canal do YouTube em três segundas-feiras de outubro, dias 04, 11 e 18, começando às 20h. Essa é a segunda edição do mais novo projeto do trio musical, que é gratuito e recomendado para todos os públicos. As lives contam com apoio do ProAc Lab, edital de financiamento cultural da Secretaria Especial da Cultura do Governo do Estado de São Paulo e apoio da Cia Tugudum, espaço cultural campineiro de onde serão transmitidas as lives.

Com tamanho sucesso do projeto, que teve sua primeira edição em julho deste ano, os shows acontecem cada dia com uma combinação de um instrumento ‘sonorizando’ um prato típico diferente.


Repertórios e Composições


04/10: Zarb e a Comida Árabe

Tombak ou Zarb é um instrumento de percussão iraniano, feito tradicionalmente em corpo de madeira, utilizado no mundo Persa. Ele é muito tocado na região da cultura árabe, por isso no primeiro show-live é ele quem sonoriza o preparo do prato.


11/10: Rabecas e a Comida Caiçara

A Rabeca é um instrumento de arco, precursor do violino. No Brasil, encontramos a rabeca de norte a sul, confeccionada por artistas populares em comunidades rurais. É por isso que o segundo dia traz este instrumento acompanhando a deliciosa comida Caiçara preparada pelo Duo Sabiá.


18/10: Viola e a Comida Caipira

A viola caipira tem sua origem nas violas portuguesas oriundas de instrumentos árabes, como o alaúde e passaram a ser construídas pelas abundantes madeiras nobres no Brasil e foi assim que ela se tornou um dos instrumentos mais populares do país. O terceiro e último dia desta edição será de comida e viola caipiras.

“É interessante notar e atentar às formações eruditas dos três instrumentistas, fazendo soar o conjunto como um grupo de câmara, mas ao mesmo tempo enfatizando o apreço a nossa música popular.” diz João Dalgalarrondo, zarbista do trio.


Serviço:

Zaravi e Sabiá: música e gastronomia

Quando: 04, 11 e 18 de outubro de 2021 – segundas-feiras, às 20h

Onde: Canal do YouTube do Zaravi Trio https://www.youtube.com/channel/UCo_KsryTI65hAN8usme4Vdw


Cia Tugudum:

Espaço Cultural de Dança, Artes Cênicas e Música com mais de 20 anos.


Redes Sociais:

Zaravi Trio: https://www.instagram.com/zaravitrio/

Gleba Sabiá: https://www.instagram.com/gleba.sabia/

Cia. Tugudum: https://www.instagram.com/ciatugudum/



Sobre o Trio Zaravi:

Zaravi Trio é uma banda de Campinas-SP que une vanguarda e cultura popular, bebendo das diversas matrizes culturais que compõem o povo brasileiro em sons autorais com uma experiência timbrística diferenciada trazida pelo Zarb. Esdras Rodrigues na Rabeca, João Dalgalarrondo no Zarb e Thiago Rossi na Viola Caipira.


Sobre o Duo Sabiá:

Luiz Henrique, agricultor agroecológico no CSA Estrela, é também biólogo, especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade e mestre em Ecologia Aplicada. Pesquisa e desenvolve sistemas de produção vegetal e animal integrados em agricultura de base ecológica. Foi professor e servente de pedreiro, hoje com a Manuela é pai do Sebastião.

Manuela é cozinheira, desenvolve pesquisa na área de cultura alimentar brasileira, sistemas e modo de produção. Trabalha com alimentação coletiva, elaboração de cardápios e métodos artesanais de processamento de alimentos. Atualmente, é agricultora no CSA Estrela, mãe do Sebastião e dona de casa. Possui formação em Ciências dos Alimentos, especialização em Nutritional Sciences e mestrado em Ecologia Aplicada.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo